O cerimonial, ou assessoria de casamento, acompanha a noiva durante todo
o processo da definição dos detalhes e fornecedores envolvidos no grande dia.
Esse profissional (que é mulher, na maioria das vezes) possui grande
responsabilidade, pois acaba ditando o ritmo da cerimônia, já que entre
suas tarefas está a coordenação da entrada e saída dos padrinhos, daminhas,
alianças, noivos, etc.
Assim como qualquer outro profissional, a
cerimonialista pode ser mais tradicional (que segue à risca as regras e
etiquetas de casamento) ou mais moderna, permitindo que o casamento seja a cara
da noiva, independente das tradições.
Ao escolher a sua cerimonialista, esteja atenta a alguns detalhes:
- Verifique se a profissional tem o seu perfil. Algumas características
são fundamentais a uma cerimonialista: agilidade, profissionalismo,
pontualidade e comprometimento. Além disso, a cerimonialista deve ser discreta,
pois quem tem que brilhar no dia é a noiva, não ela.
- Certifique-se da experiência que ela tem nesta área. Alguma conhecida
sua já fez o uso do serviço desta profissional? Ela foi indicada por alguém de
confiança?
- Determine em contrato todas as tarefas da cerimonialista: participar
ou não ativamente da escolha dos fornecedores e decoração, estar ou não
presente nas degustações, coordenar os noivos e padrinhos apenas durante a
cerimônia ou também durante a festa, etc. Tudo tem que estar previsto para que
não haja nenhuma surpresa desagradável.
- Preço: procure saber se o valor cobrado pela profissional é a média
praticada no mercado. Faça um orçamento prévio para ter um parâmetro. Assim
como no serviço de Buffet, tenha previsto em contrato a porcentagem a ser paga
antes e após o evento.
Ilustração: De Véu e Grinalda
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